Resolvi trazer uma reflexão de
um estudo que estou fazendo sobre o profissional 4.0.
O profissional nos dias de
hoje, principalmente diante da realidade brasileira, onde a escassez de
trabalho para muito tem sido intensa, é necessário se reinventar, criar nova
forma de se colocar no mercado de trabalho, se revolucionar, ser 4.0.
A quarta revolução industrial,
4.0, requer do indivíduo mudança na forma de ver o mercado, pois a tecnologia
tem sido o principal fator de inovação e por isso o profissional deve estar
preparado para esse novo momento.
As redes sociais são os meios
de comunicação que criam interação entre as pessoas nos dias de hoje e é essa tecnologia que o
profissional deve estar atento para promover o seu serviço e vende-lo, pois o
curriculum impresso já não motiva os empregadores como antes e sim o virtual,
já que usamos as tecnologias para entregarmos e termos uma rápida e precisa
promoção individual.
Hoje o profissional não basta
ter cursos profissionalizantes, precisa ter capacidade de colocar em prática de
forma clara, precisa e prática o que aprendeu nesses cursos, trazendo para a
companhia soluções de problema de forma clara e adequadas, por isso o QI
(Quociente de Inteligência que mede o desempenho cognitivo de um indivíduo
comparando a pessoas do mesmo grupo etário) do profissional é continuamente
testado, pois as habilidades individuais devem ser capazes de buscar soluções
rápidas e adequadas para cada atividade.
Com a evolução tecnológica as
exigências do mercado são cada vez mais forte, por isso é necessário a
constante evolução do profissional através de obtenção do quem mais vende, o
conhecimento.
Pesquisas dizem que o teste do
QI já não é suficiente, por isso é necessário que o indivíduo tenha inteligência
emocional e controle suas emoções por isso é importante seu QE(Quociente
emocional - autoconhecimento que cada indivíduo tem de suas principais emoções)
que consegue demonstrar a capacidade da pessoa em conviver e sobreviver as
dificuldades emocionais dentro das organizações vivendo de forma integra as
relações humanas, visto que é através
dessas relações que os fatores comportamentais como: motivação, autocontrole e
empatia ficam evidentes.
O profissional 4.0 não basta ter
Quociente de Inteligência, Quociente Emocional e ter dificuldade de adaptação,
por isso deve ter um QA(Quociente de Adaptabilidade que trata da capacidade de
ajustar curso, produto, serviço e estratégia em resposta a mudanças imprevistas
no mercado) eficiente pois essa é a forma como cada um tem na capacidade de se
tornar mais adaptável, pois o mercado está em constante mudança e requer um
indivíduo com inteligência adaptável a novas realidades.
Por outro lado, esse
profissional deve ter facilidade de adaptação quando se tratar da mudança de
empresa ou em caso de demissão, pois assim ele rapidamente pode se recolocar
sem perder a capacidade de se manter motivado por motivos emocionais.
Como a quarta revolução
industrial é uma realidade temos que olhar de forma diferente o mercado mais
competitivo e pensar em: Industria 4.0, Mercado 4.0, Profissional 4.0,
Logística 4.0.....Hoje não basta você ser Administrador, Engenheiro, Assistente
Social..., você precisa ser 4.0, visto que o mercado requer: flexibilização na
aplicação de atividades tonando a multifuncionalidade mais visível e
terceirização de mão-de-obra para se tornar mais competitivo, portanto temos
que dar um passo bem maior na aquisição de conhecimento. O profissional precisa
estar em um patamar mais visível profissionalmente.
Com revolução 4.0 as
necessidades do mercado mudaram, não se faz necessário somente pessoas com
nível superior, é necessário estar acima da média, por isso o perfil dos
trabalhadores do século XXI é Geração Z (Revista Época Negócios: Geração
Z será maioria em 2019).
A quantidade de pessoas
desempregada, que muitas vezes causa estranheza, nada mais é que a mudança no
perfil empregatício que não vem atendendo esse mercado onde a tecnologia
profissional e comportamental vem sendo exigida e tem causado essas
dificuldades na sociedade.
Sabemos que os profissionais
precisam estar sempre atualizados. Mas tudo está tão inseguro que não sabemos
se teremos a estabilidade em algumas profissões por estarem sumindo do mercado,
por isso o profissional ficará para traz se não tiver recursos para investimento
em tecnologia que o garanta nas novas profissões.
A estabilidade não deve ser
pensada hoje como um critério para o futuro e sim o que o indivíduo pode
produzir hoje para se manter no mercado de trabalho, pois o que vale é a
capacidade tecnológica do profissional.
O mercado cobra do
profissional que invista em formação da Inteligência Emocional, entender a
Industria 4.0 e criar o próprio CANVAS (esquema visual que possibilita as
pessoas co-criarem modelos de negócios analisando nove elementos que toda
empresa ou organização possuem: proposta de valor, parcerias chaves, atividades
chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes,
canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas) para
aprimorar-se para o novo mercado, por isso que o indivíduo deve investir em
educação 4.0
As pessoas tem que esquecer
que o serviço público será sua aposentadoria e entender que terá que trabalhar
criando sua própria aposentadoria, seja por causa do governo local ou pela
formação econômica mundial
O profissional precisa aprender
a ter estratégias para educação financeira, leitura e interação com as
novidades mundiais e nesse contexto posicionar-se sempre como um fornecedor de
serviços para as organizações.
O novo profissional tem que
ser competitivo, por isso o mais importante é o investimento continuo em
conhecimento e habilidades comportamentais para se manter empregável.
Quem mais preparado estiver,
melhor posição estará na competição cotidiana dos negócios, portanto nada vale
mais que o conhecimento.
Buscar conhecimento é estar
preparado para esse novo jogo competitivo do mercado empregatício.
E você já está preparado? Está
buscando conhecimento para atender essa demanda?
Adm Mario Santos Coach