O profissional 4.0



Resolvi trazer uma reflexão de um estudo que estou fazendo sobre o profissional 4.0.
O profissional nos dias de hoje, principalmente diante da realidade brasileira, onde a escassez de trabalho para muito tem sido intensa, é necessário se reinventar, criar nova forma de se colocar no mercado de trabalho, se revolucionar, ser 4.0.
A quarta revolução industrial, 4.0, requer do indivíduo mudança na forma de ver o mercado, pois a tecnologia tem sido o principal fator de inovação e por isso o profissional deve estar preparado para esse novo momento.
As redes sociais são os meios de comunicação que criam interação entre as pessoas nos dias de hoje e é essa tecnologia que o profissional deve estar atento para promover o seu serviço e vende-lo, pois o curriculum impresso já não motiva os empregadores como antes e sim o virtual, já que usamos as tecnologias para entregarmos e termos uma rápida e precisa promoção individual.
Hoje o profissional não basta ter cursos profissionalizantes, precisa ter capacidade de colocar em prática de forma clara, precisa e prática o que aprendeu nesses cursos, trazendo para a companhia soluções de problema de forma clara e adequadas, por isso o QI (Quociente de Inteligência que mede o desempenho cognitivo de um indivíduo comparando a pessoas do mesmo grupo etário) do profissional é continuamente testado, pois as habilidades individuais devem ser capazes de buscar soluções rápidas e adequadas para cada atividade.
Com a evolução tecnológica as exigências do mercado são cada vez mais forte, por isso é necessário a constante evolução do profissional através de obtenção do quem mais vende, o conhecimento.
Pesquisas dizem que o teste do QI já não é suficiente, por isso é necessário que o indivíduo tenha inteligência emocional e controle suas emoções por isso é importante seu QE(Quociente emocional - autoconhecimento que cada indivíduo tem de suas principais emoções) que consegue demonstrar a capacidade da pessoa em conviver e sobreviver as dificuldades emocionais dentro das organizações vivendo de forma integra as relações humanas, visto que  é através dessas relações que os fatores comportamentais como: motivação, autocontrole e empatia ficam evidentes.
O profissional 4.0 não basta ter Quociente de Inteligência, Quociente Emocional e ter dificuldade de adaptação, por isso deve ter um QA(Quociente de Adaptabilidade que trata da capacidade de ajustar curso, produto, serviço e estratégia em resposta a mudanças imprevistas no mercado) eficiente pois essa é a forma como cada um tem na capacidade de se tornar mais adaptável, pois o mercado está em constante mudança e requer um indivíduo com inteligência adaptável a novas realidades.
Por outro lado, esse profissional deve ter facilidade de adaptação quando se tratar da mudança de empresa ou em caso de demissão, pois assim ele rapidamente pode se recolocar sem perder a capacidade de se manter motivado por motivos emocionais.
Como a quarta revolução industrial é uma realidade temos que olhar de forma diferente o mercado mais competitivo e pensar em: Industria 4.0, Mercado 4.0, Profissional 4.0, Logística 4.0.....Hoje não basta você ser Administrador, Engenheiro, Assistente Social..., você precisa ser 4.0, visto que o mercado requer: flexibilização na aplicação de atividades tonando a multifuncionalidade mais visível e terceirização de mão-de-obra para se tornar mais competitivo, portanto temos que dar um passo bem maior na aquisição de conhecimento. O profissional precisa estar em um patamar mais visível profissionalmente.
Com revolução 4.0 as necessidades do mercado mudaram, não se faz necessário somente pessoas com nível superior, é necessário estar acima da média, por isso o perfil dos trabalhadores do século XXI é Geração Z (Revista Época Negócios: Geração Z será maioria em 2019).
A quantidade de pessoas desempregada, que muitas vezes causa estranheza, nada mais é que a mudança no perfil empregatício que não vem atendendo esse mercado onde a tecnologia profissional e comportamental vem sendo exigida e tem causado essas dificuldades na sociedade.
Sabemos que os profissionais precisam estar sempre atualizados. Mas tudo está tão inseguro que não sabemos se teremos a estabilidade em algumas profissões por estarem sumindo do mercado, por isso o profissional ficará para traz se não tiver recursos para investimento em tecnologia que o garanta nas novas profissões.
A estabilidade não deve ser pensada hoje como um critério para o futuro e sim o que o indivíduo pode produzir hoje para se manter no mercado de trabalho, pois o que vale é a capacidade tecnológica do profissional.
O mercado cobra do profissional que invista em formação da Inteligência Emocional, entender a Industria 4.0 e criar o próprio CANVAS (esquema visual que possibilita as pessoas co-criarem modelos de negócios analisando nove elementos que toda empresa ou organização possuem: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas) para aprimorar-se para o novo mercado, por isso que o indivíduo deve investir em educação 4.0
As pessoas tem que esquecer que o serviço público será sua aposentadoria e entender que terá que trabalhar criando sua própria aposentadoria, seja por causa do governo local ou pela formação econômica mundial
O profissional precisa aprender a ter estratégias para educação financeira, leitura e interação com as novidades mundiais e nesse contexto posicionar-se sempre como um fornecedor de serviços para as organizações.
O novo profissional tem que ser competitivo, por isso o mais importante é o investimento continuo em conhecimento e habilidades comportamentais para se manter empregável.
Quem mais preparado estiver, melhor posição estará na competição cotidiana dos negócios, portanto nada vale mais que o conhecimento.
Buscar conhecimento é estar preparado para esse novo jogo competitivo do mercado empregatício.
E você já está preparado? Está buscando conhecimento para atender essa demanda?


Adm Mario Santos Coach





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